Prazos

Todos estudantes do PPGECRN devem se atentar aos seus prazos de defesa de projeto, qualificação e defesa de dissertação/tese. Em caso de necessidade de adiamento de prazos, por favo, faça uma carta formal dirigida ao colegiado solicitando a extensão do prazo e explicando os motivos relacionados. Os prazos do mestrado e doutorado são exemplificados na figura abaixo:

Prazos

Todos os estudantes receberão e-mails de cobranças de seus prazos pelo vice-coordenador do PPGECRN. É direito de todo estudante solicitar ao colegiado do PPGECRN a extensão de seus prazos desde que haja uma justificativa a anuência do orientador.
 
Defesa de projeto
Em até 6 (seis) meses, após o ingresso no Programa, o aluno de Mestrado ou Doutorado deverá apresentar oralmente o projeto e entregar material impresso ao Colegiado, com antecedência de 15 dias da data prevista para a apresentação oral, contendo os seguintes capítulos: Introdução; Revisão Bibliográfica; Materiais e Métodos; e Cronograma. A inclusão do item Resultados Preliminares é facultativo e fica a critério do aluno e do orientador.
 
Defesa da dissertação
Em até 30 (trinta) meses, após o ingresso do aluno no Programa, o aluno de Doutorado deverá apresentar ao Colegiado, com antecedência de 15 dias da data para a apresentação oral, um exemplar impresso estruturado à semelhança da tese de Doutorado em uso no Programa, contendo os seguintes capítulos: Introdução; Estado da Arte; Materiais e Métodos; e Cronograma, que foram avaliados anteriormente na defesa de projeto, acrescidos dos avanços da pesquisa, inclusive com a apresentação de resultados e da cópia de um artigo submetido, ou a ser submetido em um prazo de 30 dias, mediante comprovação, a uma revista incluída nos 4 (quatro) estratos superiores segundo critérios vigentes da CAPES (Qualis: Área Geociências).
 
Defesa de dissertação e tese 
Para ser admitido à defesa de Mestrado ou Doutorado, o aluno deverá:
a) Obter os créditos mínimos exigidos;
b) Atingir, como média final mínima (ponderada pelo número de créditos) o conceito C nas disciplinas cursadas;
c) Ter sido aprovado em defesa de projeto, no caso do mestrado, e defesa de projeto e exame de qualificação, no caso do doutorado;
d) Ter realizado estágio de docência;
e) Apresentar dissertação ou tese;
f) Comprovar, antes da defesa da dissertação de Mestrado, a submissão de, pelo menos, 1 (um) artigo científico. No caso do Doutorado, antes da defesa da tese, comprovar a aprovação de, pelo menos, 1 (um) artigo científico e a submissão de outro. Tanto para Mestrado quanto para Doutorado, a revista deve estar incluída nos 4 (quatro) estratos superiores segundo critérios vigentes da CAPES (Qualis: Área Geociências);
g) Ser aprovado em exame de proficiência em leitura de língua inglesa, no caso de Mestrado. No caso do Doutorado, além da proficiência em leitura de língua inglesa, ser aprovado em exame de proficiência de um segundo idioma estrangeiro (e.g. francês, alemão, espanhol ou italiano). Exigências mínimas de proficiências estão incluídas na normatização específica do Programa.